Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Guia de Imersão

O English Immersion 2011 foi uma semana da qual sempre vou lembrar. Não sei a razão, mas cada momento parece ter durado mais do que diz o relógio e o calendário. Aproveitei tudo ao máximo, aprendi a cada segundo. Contudo, chega uma hora que temos de refletir sobre estas experiências, guardar a caixa de lembranças e então seguir em frente, rumo a novos desafios.  Mas não sem antes deixar algo para os futuros immersioners. Algumas dicas e conselhos que lhes ajudarão:

I - Primeiro, quero lhes dar os meus sinceros PARABÉNS!!! Cada um de vocês é um em um milhão. Lembrem-se que para tudo há sua hora e que para cada passo há uma razão. Lhes asseguro que este passo que vocês estão prestes a dar vai enriquecer muito suas mentes e corações. Preparem-se. Vocês irão viver uma das melhores semanas da suas vidas, conhecer pessoas que se tornarão seus irmãos e irmãs, pais, mães, tios, etc. Todos vão fazer de tudo para que você se sinta em casa. E você vai se sentir assim. 


Familia :D É assim que você vai se sentir desde o primeiro momento.
Foto: Immersioners 2011 chegam em Recife.
II - Não fiquem preocupados com a questão da data do início do Programa. Lembro que era comum mensagens no mural do JEs e mesmo do EIP dos immersioners que estavam com ansiedade a flor da pele. Mas, calma. Como o EIP geralmente ocorre em julho, apenas meses antes a Embaixada e as instituições coordenadoras entrarão em contato e explicarão tudo. Detalhe por detalhe.


Os coordenadores são um encanto! Eles cuidam dos minimos detalhes e se tornam seus pais, mães, tios, tias e  todas as demais classes da hierarquia familiar possível sempre que necessário. Estejam atentos às instruções deles, e qualquer dúvida ou necessidade não exitem em perguntar.
Foto: Eu e o Felipe (CE) com o Edvaldo Amorim (US Consulate), Carmita Galvão (ABA) e Maísa (ABA) em Olinda (PE).
III - Aproveitem o momento inicial para conhecer os seus colegas immersioners. Entrem em contato com eles e explorem ao máximo toda a possibilidade de comunicação que as redes sociais oferecem. Assim vocês já vão interagir antes da viagem. Aproveitando o ensejo das mídias, praticamente todos levarão uma câmera e vocês são de diferentes localidades. Portanto, levem compartimentos de armazenamento de dados (Pendrive, CD, etc.) ou criem um endereço virtual em nome do grupo onde todos possam compartilhar o material.


Ah, mídias sociais! Elas vão se tornar uma ferramenta indispensável para vocês. Lembrem-se de estar sempre checando as mídias da Embaixada e do EIP. Para a edição 2011, eles publicavam dicas de inglês e links importantes principalmente via Facebook. Após a viagem, esse vai ser o único meio de comunicação entre a maioria, já que - apesar de serem da mesma região consular - todos vivem em diferentes localidades. Então, vamos ficar atentos e conectados :D
Imagem: Google
IV - Depois que vocês receberem o primeiro email, não esqueçam de estar checando suas caixas de entrada diariamente. Vocês vão receber emails importantíssimos, então é de bom tom estar sempre atento. 


Toda a comunicação pré-EIP será feita via email. Então é mais do que essencial que todos fiquem atentos à suas caixas de entrada, primando por ler atentamente, preencher e enviar documentos quando necessário. E se surgirem dúvidas, basta entrar em contato com os coordenadores/responsáveis. Eles esclarecerão tudo.
Imagem: Google
VTentem sempre organizar suas coisas. Pertences pessoais de uso constante, material de estudo, de identificação, etc. Isso vai remir bastante tempo. Organizem o espaço e atentem para manter suas malas sempre arrumadas. Se vocês puderem fazer um planejamento prévio do que irão precisar, talvez na noite anterior à atividade, melhor ainda. Na questão de roupas, material, etc., não precisa estupefar as malas. Vocês vão receber instruções quanto a isso, mas adianto que o clima não é tão diferente. E lembrem de levar um casaco para as atividades em ar-condicionados. (Se você for para Recife, não esqueça um daqueles guarda-chuvas 'dobráveis' :) 


Levei uma mala grande, uma menor com pertences pessoais de uso constante e uma mochila que sempre mantinha comigo durante as atividades. Não levem muita bagagem. No penúltimo dia, antes de dormir, já deixem suas malas preparadas para seguir viagem de volta. 
Imagem: Google
VI - Fiquem atentos a horários de ônibus, voos, etc. Além disso, durante o EIP, a questão da pontualidade é mais do que essencial. Vocês serão avisados do horário que deverão se encontrar para o início das atividades e, ao decorrer do dia, o cronograma a ser cumprido será repassado. No caso, vocês podem se organizar com seus colegas de quarto para despertar pela manhã.

Os quartos geralmente são duplos ou triplos, com a divisão por gênero feminino e masculino. Eu e minhas colegas de quarto sempre nos ajudávamos com a questão de horários, sempre auxiliando umas às outras nessas questões. Companheirismo é fundamental.
Foto: Diana (RN), Ísis (PE) e eu na primeira manhã de imersão.
VII - Para a maioria de vocês, esta será a primeira viagem para fora do estado/cidade. Portanto, é normal que a sua família queira ter o máximo de referência e informação possível sobre o Programa. Repasse reportagens, blogs, depoimentos de immersioners mais experientes, bem como os contatos que os coordenadores vão disponibilizar. Isso vai ajudar a aumentar a segurança e confiança no Programa. Digo isso por experiência própria. Ah, e seus dias serão muito agitados, portanto ligações para casa/amigos/família serão feitas geralmente à noite, depois das atividades. Caso prefiram, tentem conseguir um plano de celular que priorize a comunicação interestadual ou compre um cartão  de crédito à mais - os preços variam de operadora para operadora, mas o valor com certeza será mais alto devido a distância. Qualquer coisa, utilize o email ou skype - sai mais em conta. Mas como é só uma semana e a agenda é super recheada, o tempo vai passar voando e não vai ter como sentir taaaanta saudade, mas ela vai vir. Com certeza. 
Pessoal, se quiserem podem levar computadores e tecnologias pessoais, mas, dependendo de onde vocês ficarão hospedados, eu já não posso afirmar se vai haver ou não wireless disponível gratuitamente. No EIP 2011, alguns immersioners levaram internet móvel e compartilhavam com todos. Ah, mas não vale ficar horas e horas no telefone/internet. Vocês tem que viver cada experiência intensamente para então depois poder contá-las. =D
Imagem: Google.
VIII - Durmam bem. Em partes essa tarefa vai ser fácil (as atividades diárias são intensas, então suas energias vão estar consumidas), mas é um impulso querer ficar conversando com os outros immersioners ou mesmo se preparando/pensando nas atividades do dia seguinte. Contudo, lembrem-se que o dia é corrido e requer que vocês estejam com energias renovadas. Primem por dormir ao menos 8 horas por noite!


Os quartos são super confortáveis e vocês vão ter colegas de quarto. Ninguém vai ficar sozinho :)
Foto: quarto onde eu, Diana(RN) e Ísis (PE) ficamos. Ah, saudade!
IX - Tirem fotos. Muitas fotos. Elas vão ser o portal ao passado quando vocês retornarem. Só não vão esquecer de colocar os celulares, câmeras e derivados para carregar durante a noite, nem mesmo esqueçam de mantê-los com vocês - penso que perder um pertence não é uma lembrança muito agradável; então, atenção!


Nesse quesito, lembrem-se que vocês poderão ir visitar lugares onde não é permitido o uso de flash ou mesmo de câmeras. Fiquem atentos às instruções dos coordenadores que eles sempre vão alertar nessas situações. Durante as viagens de ida e volta e mesmo durante o programa, prestem atenção a esses pertences continuamente. Mantenha-os com vocês, na bolsa de mão ou mochila.
Imagem: Google
- Aproveitem ao máximo cada centésimo de segundo. Aprendam com cada pessoa que vocês encontrarão e com cada experiência que viverão. Ao fim, você vai se surpreender com a bagagem que vai levar. Ah, e se quiserem, vocês podem tomar notas dos acontecimentos do dia e, quem sabe, fazer um blog?! Só não esqueçam de me passar o endereço, pois estarei prontamente ávida para ler logo que o tempo me permitir. :D


Mais do que inesquecível! Vocês podem conferir mais sobre o EIP também blogs referência como o Bruna em Imersão (sobre o Immersion, YAP e muito mais) da Bruna Lobato - EIP 2009, JE 2010.
Imagem: Colagem de diversos momentos do EIP 2011. Clique para ampliar.
Espero que tenham gostado dessas dicas e dos posts sobre o EIP. Aos que estão a embarcar na mesma jornada, desejo sorte, sabedoria e felicidades. Nunca esqueçam de continuarem na estrada da auto-superação. Dediquem-se bastante, não meçam forças de vontade e de ação. Estejam sempre atentos, filtrem tudo e absorvam o melhor. A vida é uma estrada a ser trilhada, mas somos nós que damos os passos. À todos, fico grata por cederem parte dos seu tempo à essas palavras e, precisando, estamos aqui!


Assim termino os posts sobre o EIP 2011.
Abraços,

Késia Nunes - English Immersioner 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.